Resenha do documentário "O Negro na Teledramaturgia Brasileira"
Aluno: Ruan Marcos de Jesus Machado
Disciplina: Let A 32 - Leitura de Produções Artísticas
ARAUJO, Joel Zito. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. Rio de Janeiro: Casa de Criação, 2000. Documentário (91 min).
Documentário: A Negação do Brasil – O Negro nas Telenovelas Brasileiras
A partir do documentário “A Negação do Brasil – O Negro nas Telenovelas Brasileiras”, o diretor, Joel Zito Araújo, faz uma análise do negro na teledramaturgia do país, abordando a questão do preconceito racial através dessas obras e trazendo aos olhos do público todas as tipologias de papéis estereotipados interpretados por atores negros.
Baseado nas memórias do diretor, além de pesquisas e depoimentos de atores negros, o documentário mostra todo o processo de representação do negro na telenovela e na sociedade.
Inicialmente, Joel Zito enfoca na história de Isaura Bruno, atriz negra que ficou muito famosa ao interpretar a personagem Mamãe Dolores na novela “O Direito de Nascer”, obra que foi uma adaptação de uma radionovela cubana da década de 40, “El Derecho de Nacer”, essa adaptação foi exibida em 1964 e 1965 pela extinta TV Tupi e TV Rio. A repercussão do papel de Isaura, a primeira protagonista negra da televisão brasileira, pode ter dado aos negros a esperança de uma mudança de vida, entretanto isso não ocorre, a carreira da atriz declina e sem conseguir trabalhos na televisão, torna-se vendedora de doces e morre de um ataque cardíaco.
A novela “A Cabana de Pai Tomás” também é uma trama que Joel Zito destaca no seu documentário. Exibida pela Rede Globo em 1969 e 1970, a obra trouxe o primeiro elenco negro da teledramaturgia e um fato polêmico, o uso do “blackface”, uma técnica usada no cinema norte americano em que atores brancos eram pintados de preto, ação quedava a entender que os atores negros não estavam aptos para atuar. E assim aconteceu também na novela, o ator Sergio Cardoso, indicado pelos