A negação do Brasil – O negro nas telenovelas brasileiras
Professor: Udsom Brito Oliveira
Matéria: Relações Étnicos Raciais
8º Pedagogia
A partir do entendimento do vídeo: A negação do Brasil – O negro nas telenovelas brasileiras, escreva um relato reflexivo sobre as correlações de desenvolvimentos, desigualdade, exclusão em frente aos desafios vividos em nossa sociedade, apontando possibilidades de promoção das questões raciais.
A atriz Isaura Bruno foi imortalizada com sua performance de mãe Dolores, uma personagem que parecia perfeita para dois estereótipos clássicos, a mãe negra da literatura brasileira e Many do cinema norte americano. Quando mãe Dolores revelou quem era os pais biológicos de seus filhos criação, foi vista por muitas pessoas em vários estádios, principalmente no Maracanãzinho, porém o sucesso dessa telenovela, não garantia um futuro promissor para os atores e atrizes negras. Depois de aturar em três novelas, nos seis anos seguintes Isaura morreu pobre e como uma desconhecida vendendo doces na praça, no estado de São Paulo. A história de Isaura Bruno, retrata o que aconteceria como todos os atores negros que viriam.
Os negros naquela época não podiam fazer novelas, com a apresentação da atriz Isaura Bruno, que fazia o papel de mãe Dolores, abriu-se as portas para os atores negros, mas como foi dito no documentário, os negros eram apenas usados enquanto tinham suas bonitezas e assim como aconteceu com Isaura, muitos de acabariam ou acabarão assim, pobres e desconhecidos.
Como o passar dos tempos surgiram outros atores negros como Plinio Marcos, que interpretou Vitório na novela de Beto Rockfflen, essa novela foi rompida por conter representar o cotidiano da nossa cultura, ou seja, os elementos da cultura negra eram proibidos de aparecer nas telenovelas brasileiras.
Em 1969 foi lançada a primeira novela com o maior elenco negro da televisão, “A cabana do pai Tomas”, tinha como atriz principal Ruth de