História do Direito
Jean Carlos
Juscelino Neto
Rafael Adriano
Direito Hebraico na História
Elias Clóvis 1
Jean Carlos 1
Juscelino Neto 1
Rafael Adriano 1
Direito Hebraico na História 1
JUNDIAÍ – SP 1
2013 1
CENTRO UNIVERSITARIO PADRE ANCHIETA 2
Direito Hebraico na História 2
JUNDIAÍ – SP 2
2013 2
Introdução 1
1. Nascimento do Povo Hebreu; fé Teocêntrica 2
2. Fontes da Lei 4
Conclusão 13
BIBLIOGRAFIA 14
Introdução
O presente trabalho acadêmico tem como objetivo ampliar os horizontes de discussão no que está centrado o Direito praticado pela e na sociedade hebraica antiga, bem como a elucidação de sua história, costumes e a influência que suas práticas legais e morais têm nas diversas culturas da sociedade atual. Nesse aspecto histórico, abordaremos de maneira mais criteriosa a tradição religiosa oriunda desse povo, pois dele emergiram as três principais religiões monoteístas – Israelismo, Cristianismo e Islamismo.
Num primeiro momento iremos abordar os aspectos históricos e religiosos do povo hebreu na era pré-cristã e a forma como a religião influenciou diretamente no surgimento das leis hebraícas. Em seguida, faremos uma análise das fontes do direito hebraíco, incluindo algumas citações do Talmud e do Torah, que são os principais registros do ordenamento hebreu.
Travaremos uma análise de alguns exemplos da aplicação das normas em casos concretos e concluiremos com observações de como o direito hebraico influencia o direito contemporâneo. Veremos a importância do patriarca Abraão no contexto histórico, bem como o povo hebreu se relacionou com os vizinhos e a fé demonstrada no monoteísmo.
1. Nascimento do Povo Hebreu; fé Teocêntrica
A origem do povo hebreu, segundo Jhonathan Hil, historiador inglês, e autor do célebre livro – A Origem do Cristianismo – data de aproximadamente 2.000