História do Direito
Mesopotâmia
Segundo Gilberto Cotrim a Mesopotâmia é a região do oriente médio localizada entre os rios tigre e Eufrates, que deságuam no golfo pérsico. Palavra de origem grega, Mesopotâmia significa ”terra entre rios’’. (Historia para o ensino Médio ,Brasil e geral, página 24).
Egito
Gilberto Cotrim afirma em seu livro Historia para o ensino Médio, Brasil e geral , que,
“a civilização egípcia teve início por volta de 4000 a.c., desenvolveu-se em uma estreita faixa de terra no nordeste da África. Embora cercada por desertos, essa região apresentava fatores naturais que propiciaram a fixação do Homem”. (Página 29)
Hebreus
Os Hebreus são semitas que viviam em tribos nômades, conduzidas por chefes. Retornam do Egito, o denominado êxodo, por volta do século XII a.C., instalando-se na Palestina, entre os Hititas e os egípcios. O êxodo, fuga do povo hebreu da perseguição e da escravidão faraônica no Egito, foi comandado por Moisés, grande líder e legislador.
Os três povos citados a cima estão em um breve contexto histórico. Cada um teve uma função fundamental no que se diz a respeito da evolução do Direito na vida Humana. O povo egípcio não nos deixou um material concreto para que estudássemos seus códigos, mas foi uma das primeiras sociedades a criar um sistema jurídico Individualista. Em seu ordenamento jurídico, os egípcios tinham como principal força de poder a figura de um faraó, este era o representante politico e também considerado um Deus. O vasto território egípcio era composto por varias divisões territorial, vez que cada divisão tinha seu chefe policial. O faraó Menes utilizou pela primeira vez na historia jurídica de seu povo o cadastramento populacional, ou seja, cada individuo, tinha que comparecer junto à magistratura e repassar seus dados para que o Estado obtivesse um maior controle sobre cada membro que compunha o seu território.
Quanto ao assunto fica explicito que “ O que nos mostra o avanço intelectual e