História da África
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
RESENHA DE HISTÓRIA DA ÁFRICA:
Personagens envolvidos na montagem do tráfico internacional.
Valença – BA
Maio / 2012
RESENHA DE HISTÓRIA DA ÁFRICA:
Personagens envolvidos na montagem do tráfico internacional.
Trabalho apresentado à disciplina História da África, como requisito avaliativo do 4º Semestre, sob a orientação do Professor Raphael Rodrigues Vieira Filho, e das Tutoras - à distância Rosana Lessa e presencial Cláudia Sandra.
Valença – BA
Maio / 2012
A história da escravidão não iniciou com a chegada dos negros em território brasileiro. Esta era uma prática entre os africanos que possuía uma organização social pautada em laços parentais, logo o grau de parentesco com o matriarca ou patriarca da tribo, definia a posição social. Os demais negros eram explorados em forma de cobrança de tributos ou sendo considerados como escravos, prática essa que ostentava poder e prestígio. A essa apropriação da mão de obra negra por diferentes tribos era denominada de “Escravidão doméstica”.
Nesse processo de escravização doméstica era comum a preferência por mulheres que poderiam se tornar concubinas dos seus senhores, e com eles terem filhos no objetivo de ampliar os escravos sobre o seu domínio, e além das mulheres as crianças eram cogitadas, pois assimilavam facilmente as regras estabelecidas pelo senhor além de estabelecer vínculos com o senhor.
Os africanos poderiam se tornar escravos a partir das constantes disputas territoriais, cujo grupo vencedor escravizava o opositor em sinal de poder e para utilizar a sua mão de obra na agricultura ou como carregador nas constantes viagens em busca por mais terras. Mais não só nas guerras territoriais eles poderiam ser escravizados, esses poderiam ser penalizados com essa pena por