História: análise do passado e projeto social. - Josep Fontana - Capítulos 1 e 2
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Curso: História – 1ª fase
Disciplina: Introdução aos Estudos Históricos
Prof.ª Ana Maria Veiga
Julia Soares Dias
Referência: FONTANA, Josep. Capítulo 1: As origens. Capítulo 2: Do Renascimento à Ilustração. In:_______. História: análise do passado e projeto social. Bauru: Edusc, 1998, p. 15-57.
“Josep Fontana: a construção da idéia de história na contemporaneidade.”
Josep Fontana i Lázaro nasceu em Barcelona no ano de 1931. Formou-se em História na Universidade de Barcelona em 1956, e em 1970 fez doutorado na mesma universidade. É um grande historiador espanhol, e seus principais interesses de pesquisa são a história econômica, a história do século XIX espanhol e a história da propriedade1.
Em seu livro História: análise do passado e projeto social aborda, no primeiro capítulo, a “história da História” até o Renascimento. Se a história tem a função de legitimar a ordem estabelecida, ela surge antes da escrita. As tradições orais, tanto quanto as escritas, servem como formas de justificar o poder da classe dominante do momento. Monumentos públicos com cenas de triunfos militares, por exemplo, tinham objetivo didático e de advertência sobre o povo, reforçando aquilo que os sacerdotes e os líderes falavam em público. A história escrita está ligada diretamente a justificação do Estado.
Fontana, depois dessa breve introdução, começa e discorrer sobre como se tratou a história ao longo do tempo. A palavra História deriva de “explorar, descobrir”, e que a origem de se fazer história veio dos viajantes que iam a lugares distantes e descreviam as pessoas, os costumes e a aparência desses lugares. Começa então a falar sobre os historiadores gregos, alguns sofistas mais conhecidos, Heródoto e Tucídides, comentando a “contribuição” de cada um para a historiografia grega. Fala também sobre a história política escrita por Platão e Aristóteles, e se aproximando do Império Romano, fala de