historiografia e sua historicidade
2014
HISTORIOGRAFIA E SUA HISTORICIDADE
1) Escreva uma gênese de até duas páginas, traçando as principais fases da historiografia desde a Antiguidade até a atualidade, dando especial ênfase aos aspectos principais dos estudos historiográficos das gerações de historiadores dos Annales.
Antiguidade Historiográfica.
Heródoto, ainda que usando mitos, em sua escrita utilizou o "logos" para relatar o que houve no passado, utilizando-se os testemunhos que colhia, coisas que via ou os raros documentos que lia. Foi considerado como pai da historiografia por trazer justamente isso, o relato do ocorrido, o feito dos homens e não totalmente dos deuses impalpáveis.
Já para Tucídides, memória sem provas não é História e sim apenas boatos, descartando assim a fonte mais utilizada por Heródoto, as fontes orais. Preocupando-se então apenas com o que pode ver e relatar, apenas o presente importava.
Historiografia Eclesiástica (ou No Medievo)
Sob responsabilidade de hagiógrafos, integrantes do clero episcopal, monges e cronistas. Esta historiografia produziu apenas genealogias, biografias monárquicas e cronologias sobre acontecimentos ocorridos nos reinados de seus sucessivos senhoris.
Historiografia Nos Séculos Da "Razão"
Aqui temos o início do positivismo historiográfico, quando os documentos passam a ser considerados como detentores da verdade genuína, que para obtê-la bastava de lá retira-la. Surge também a Revue Historique, em que os autores à esta escola associados visavam apenas a escrita da História nacional, afastando-se da parcialidade, criando um rigor metódico maior para assim estabelecer a identidade nacional.
Annales e sua Revolução Historiográfica.
Com a primeira geração há a separação entre o que é passado e do que o homem criou no passado, História passa a ser então a dos homens no tempo. March Bloch traz a tona, a história-problema que busca no passado as respostas para as perguntas presentes. A segunda geração aspirou