Resumo - Estudos de Historiografia brasileira
O artigo analisado é o capítulo I da obra intitulada de Estudos de Historiografia brasileira, desenvolvida por vários pesquisadores da área. O capítulo com título de Sobre a História da historiografia brasileira como campo de estudos e reflexão, é elaborada pela doutora Lúcia Maria Paschoal Guimarães, que mostra uma perspectiva de examinar a História da historiografia dentro de uma esfera de estudo, levando em conta sua trajetória e implicações teóricas metodológicas.
Outro ponto relevante para construção do artigo foi que autora optou por desenvolvê-lo em duas partes, que segundo a doutora Guimarães foi para melhor seguir um raciocínio. A primeira parte tem o objetivo de investir nos aspectos profissionais do campo da historiografia e nos domínios da História como disciplina no Brasil. Já na segunda parte, a doutora tenta esclarecer uma pesquisa rápida da evolução da historiografia no Brasil, enfatizando três autores que dedicaram estudos no campo: Sérgio Buarque de Holanda, José Honório Rodrigues e Fernando Iglésias. Ao olhar da pesquisadora, esses três autores são os que ela mais considera como modelos representativos de sínteses evolutivas da História da historiografia do Brasil.
De acordo com a historiadora Ségio Buarque de Holanda com sua busca documental empreendida por Varnhagem no século XIX, foi o historiador que melhor observou os detalhes da nossa formação nacional, através de abordagens inovadoras apoiadas nas Ciências Humanas, tais como, geografia, sociologia e antropologia em sua famosa obra Raízes do Brasil.
Outra erudição analisada pela doutora é a do historiador José Honório, considerado um dos mais importantes historiadores brasileiros do século XX. Sua produção já foi objeto de pesquisa de vários especialistas da área. Também é considerado um dos pioneiros da defesa da introdução das disciplinas teóricas nos currículos universitários de História e introdutor da reflexão sobre o ofício do historiador no Brasil. Uma de suas