Enfermagem
Todos nascem, crescem, amadurecem e envelhecem. O tempo e a forma como se processam essas fases depende de cada indivíduo, da sua programação genética e de fatores ambientais.
O processo de envelhecimento acontece no dia a dia e será cada vez mais intenso quanto maiores forem as interferências negativas em nosso organismo. Sendo assim, podemos retardar ao máximo o processo de envelhecimento adicionando mais vida aos anos e não somente mais anos a nossa vida.
Fatores que interferem na saúde:
1. Hábitos de vida – 51% 2. Hereditariedade – 20% 3. Condições ambientais – 19% 4. Doenças – 10%
Os hábitos de vida são os fatores que mais agravam os problemas de saúde, dentre eles: estresse, fumo, bebidas alcoólicas, vida sedentária, drogas, sono, alimentação inadequada.
Dicas de prevenção:
1. Tomar as vacinas contra gripe, pneumonia e tétano; 2. Não fumar; 3. Evitar o sol entre as 10 e as 16 horas; 4. Fazer exercícios físicos regularmente; 5. Evitar bebidas alcoólicas; 6. Manter uma dieta saudável; 7. Manter atividade mental (leitura); 8. Evitar o isolamento; 9. Ter um médico de sua confiança e visitá-lo regularmente; 10. Não tomar medicamentos por conta própria; 11. Participar de atividades em grupo, passeios ao ar livre, dança, viagens, mantendo uma relação positiva com outras pessoas e um bom senso de humor.
Conclusão
O ser humano pode envelhecer como um sábio ancião ou permanecer nos estágios infantis do psiquismo. Autonomia e independência são, portanto, resultantes do equilíbrio entre o envelhecimento psíquico e biológico. A singularidade individual torna-se mais exuberante quando se avaliam ambas as dimensões, biológica e psíquica, associadas ao contexto familiar e social, ou seja, a integralidade do indivíduo. O processo de envelhecimento é, portanto, absolutamente individual, variável, cuja conquista se dá