Custos da Nossa Politica
O conceito não é novo, surgido em 1937 com a publicação do livro The Nature of the Firm do eminent Ronald Coase, laureado com prêmio Nobel em 1991. Outro nome importante é do economista Oliver Williamson, que trouxe importantes contribuições ao tema e é um dos pais da Nova Economia Institucional, também sendo agraciado com o prêmio Nobel em 2009. Douglass North (laureado em 1993 com o Nobel em Economia) também utiliza o conceito em suas teorias de instituições.
Como o empresas dentro do processo produtivo evitam trocar com fornecedores quando existem custos de transação em excesso, existe uma tendência à integração vertical. De acordo com JL Pondé, J Fagundes, M Possas(1997), a teoria dos custos de transação demonstra que movimentos de integração vertical e práticas contratuais que organizam as interações dos agentes nos mercados não constituem necessariamente tentativas de limitar a concorrência. A especificidade de ativos e do oportunismo faz com que a coordenação da interação entre os agentes por relações mercantis puramente competitivas apresente ineficiências. O estabelecimento de cláusulas de reciprocidade, restrições contratuais a condutas das partes e a iniciativas de integração ou quase- integração ao longo das cadeias produtivas constituem, freqüentemente, inovações institucionais que buscam gerar ganhos de eficiência.
A incorporação do instrumental analítico oferecido por esta teoria nos procedimentos utilizados pelas autoridades antitruste para avaliar condutas e situações potencialmente anticompetitivivas tem uma