Historia e Politica
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM HISTORIA
DISCIPLINA: TEORIA DA HISTÓRIA II
PROFESSOR(A):
RESUMO:
HISTÓRIA E POLITICA
Aluno
BARRAS - PI Historia e Politica
VER E SER VISTO PELO PODER: QUANDO A POLÍTICA VAI AS RUAS NA PORTO ALEGRE DOS ANOS DE 1920
As mobilizações coletivas ocorridas na década de 20 em Porto Alegre mostra o regime politico autoritário vivenciado na época pela população. Em que os partidos políticos tantos como da situação, como oposição tentavam instigar manifestações coletivas na cidade tanto nas ruas como em praças.
Os festejos nas datas comemorativas As datas comemorativas usadas pelos governantes para trazer para o seu lado os eleitores inserir na memoria coletiva “heróis” do passado e mostra o quão glorioso foi este passado como cita o autor
“Os republicanos instituíram suas festas procurando estabelecer uma continuidade com eventos históricos passados, valorizando a lembrança de feitos e heróis até então perdedores. A Republica os regatava em sua dignidade e valor. A proposta da tradição republicana não destaca a singularidade do pais e sim seu pertencimento a uma fraternidade com países e/ou momentos visualizados como representantes do lema: liberdade, igualdade, fraternidade.” (apud, Pacheco, p, 295)
Mostrando o valor para a população de tais datas e tirando proveitos para si mesmos transformando e moldando a historia ao seu redor os partidos políticos aproveitam-se de tais comemorações para lançar seus candidatos tornando-os mais aceitos pela população.
As recepções aos viajantes
O que e muito comum ainda hoje e a recepção a autoridades politicas a pessoas ilustres com interesses políticos por trás na década de 20 em Porto Alegre não era diferente dos tempos atuais a impressa anunciava por meio de jornais e chamava para recepcionar tais indivíduos toda a população em estação ferroviária. Segundo Pacheco “Os relatos dos jornais permitem