Historia Politica
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Área de História
Curso de Graduação em Serviço Social
Professora: Juniele Rabêlo de Almeida
Disciplina: História Social e Política do Brasil III
Aluno: Matheus Fillipe de Carvalho Machado dos Santos
Data: 04/12/13
Resenha critica sobre o livro “Por uma outra globalização” de Milton Santos
No capitulo 4 o autor já inicia falando sobre o espaço geográfico, sendo dividido em compartimentos pela globalização que é mostrada pela ação do homem e também por sua presença política e durante todo o capitulo o autor mostra a ação da racionalidade nas diferentes áreas da globalização.
Ela (a globalização) também influencia muito na questão territorial, onde o fragmenta cada vez mais e mais. A globalização cria novos espaços e tudo em nome do “progresso”, onde tudo entra em confronto direto e indireto, meio ambiente-sociedade e vice versa.
O dinheiro da globalização também é citado, porem o que chama mais atenção é a forma negativa como ele é citado em um pequeno fragmento do texto onde o autor diz que a ação territorial do dinheiro global em estado puro, pode gerar certas ingovernabilidades, em virtude dos seus efeitos sobre a vida econômica e administrativa do território. E mais a frente novamente ele diz um outro lado negativo do dinheiro global falando sobre como ele enquanto regulador e homogeneizador piora as heterogeneidades e aumenta as dependência e as fraturas sociais e territoriais botando em risco a unidade nacional.
O texto também aborda questões de cidadania. Hoje em dia podemos ver que a cidadania ainda caminha em seu processo de plena conquista e através da globalização para que um individuo se torne cidadão de uma país ele precisa se tornar um cidadão local, visto que, a globalização trouxe consigo uma vasta de formas de vida. Então para conseguir espaço em um país é preciso que a cidadania se estabeleça em um território pequeno
Uma outra citação interessante