Historia e Politica
ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS
Walmir Barbosa
∗
O estudo da Política é uma ne cessidade que se impõe de forma intensa na nossa contemporaneidade. Estudo que deve buscar combinar a bordagens macro e micro estruturais. Em termos macro estruturai s porque, em face da globa lização e do neoliberalismo, convivemos com contradições e conflitos que se expressam de múltiplas formas.
Vivenciamos o aprofundamento da dist ância entre ricos e pobres (Norte versus Sul; e entre dominantes versus dominados), o agigantamento da destruição ambiental, a multiplicação das guerras regionais, a exacerbação da violênci a, a instrumentalização da ciência pelo capital. Em termos micro-estruturais porque, em face da afirmaçã o cultural dos grupos étnicos oprimidos, da revolução feminina, da afirmação social da cr iança e do adolescente, entre outros processos, convi vemos com contradições e c onflitos de cunho privado e cotidiano que também se expressam de múltiplas formas. Vivenciamos a crise da relação de gênero, o ressurgimento do xenofobismo, o conflito de gerações.
A nossa contemporaneidade expressa, também, a viabilidade de construção de um novo processo civilizatório erigido sobre as macro estruturas da lógica do cap ital, da razão crítica instrumental e do burocratismo estatal. São evidencias dessa realidade a insurgência representado pelo movimento contra a globalização, a multip licação de novos movimentos sociais, o cons trangimento frente a desigualdad e, pobreza e viol ência no mundo.
A viabilidade de construção de um novo pr ocesso civilizatório demanda, também, a superação das micro estruturas do machismo, da discriminação racial, da discriminação de jovens e velhos. São evidencias dessa realidade o surgimento de novas experiências de relacionamento de gênero, de encontro de diversid ades religiosas e étnicas.
É Mestre em História das Sociedades Agrárias e professor de Ciência Política pela UCG.