Teorias de Aprendizagem Uma leitura necessária aos educadores do século XXI
Paula Borges Rocha RM: 23194
Teorias de Aprendizagem
Uma leitura necessária aos educadores do século XXI
GUARUJÁ – SP
06/2012
Paula Borges Rocha RM: 23194
Teorias de Aprendizagem
Uma leitura necessária aos educadores do século XXI
GUARUJÁ – SP
06/2012
“TEORIAS DE APRENDIZAGEM: UMA LEITURA NECESSÁRIA AOS EDUCADORES DO SÉCULO XXI”
As diversas teorias de aprendizagem auxiliam os educadores a compreender como ocorre o processo ensino- aprendizagem, possibilitando-os criar uma aula construtiva e dinâmica baseada nessas teorias. Vai ser discorridas sobre vinte teorias de aprendizagem, as principais características de cada uma delas e como elas podem auxiliar o educador na hora de planejar uma aula. Não se pretende apontar esta ou aquela teoria como a mais correta, mas como cada uma delas pode ser utilizada e a escolher a que melhor se enquadra em seu contexto escolar.
O objetivo deste artigo é apresentar algumas das teorias de aprendizagem, seus autores e como cada uma delas auxilia o educador na hora de planejar uma aula e como identificar os problemas e dificuldades do educando na construção do conhecimento, e a importância da aplicabilidade das mesmas na práxis pedagógica.
A diferença entre tese, teoria e lei científica está na comprovação e no estudo de cada uma delas, tese é apenas uma ideia são levantadas no Brasil aproximadamente 10000 teses por ano. Teoria é o estudo comprovado da ideia comprovada por pesquisas e testes e leis científicas é a comprovação das teorias na prática.
Existem significativas diferenças entre ensino e aprendizagem, no ensino o professor é o mentor e o aluno apenas receptor passivo, na aprendizagem o professor é o mediador apenas orienta o aluno na construção do conhecimento, o aluno também é agente ativo no processo de aprendizagem.
Existem diferenças entre a transferência de