A importância da administração nas organizações
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências Administrativas – CCA
Curso de Administração
A IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES.
SAULO DE TASSO ALVES CARACAS
Matrícula:
Professora: Glauciana Gomes
Disciplina: Desenvolvimento Gerencial
AGOSTO 2014
A importância da Administração nas Organizações. Desde a pré-história que homem se utilizou do bom senso para satisfazer suas necessidades econômicas primárias como comer, se a brigar e se vestir, no entanto como registro sabe-se que a história da administração se inicia com os primórdios da civilização que datam de 4000 a.C. quando começaram a surgir as primeiras cidades e Estados no Oriente Médio.
As pessoas sentiam necessidade de viver juntas de colaborarem mutuamente em uma mesma localidade e a vida em sociedade exigiu práticas e normas que a tornasse viável. Embora de forma bastante incipiente as sociedades primitivas executavam serviços para o bem comum mediante as ações de caça a animais, divisão de trabalhos agrícolas, construções e outras atividades que exigiam alguma organização.
A Idade Antiga, ou Antiguidade, é o período que vai desde a invenção da escrita (de 4000 a.C. a 3500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.). Na Antiguidade existia na mesopotâmia (atual Iraque e região próximas), abundância de água, o que privilegiava o local no qual sugira a civilização suméria.
São atribuídas a esta civilização os primórdios de gerenciamento da informação, a contabilidade e os registros de organização. Os sumérios usavam blocos de argila para calcular a quantidade de grãos e de animais e posteriormente bens de valor agregado como perfume ou artigos de cerâmica que possuíam e negociavam nos templos e nos portões da cidade.
Nesta era registra-se abundante exemplo de organizações, dentre elas destacam-se algumas obras de irrigação e edificações como a construção das pirâmides do Egito, como também,