resumo reportagem sobre fluxo de caixa com 02 pontos fortes e fracos
Para equilibrar as contas, a Petrobras tenta reverter o fluxo de caixa negativo de oito anos com algumas alternativas para reduzir a defasagem nos preços internos dos combustíveis, que não dá sinais claros de reajuste por parte do Conselho de Administração que é controlado pelo governo.
Algumas das soluções são: aumentar a produção para crescer nas exportações, aumentar a oferta interna de gasolina, diesel e gás natural e reduzir a necessidade de importação, pois o preço internacional é mais caro, e essa é a principal causa da delicada situação financeira, que teve uma queima de caixa muito forte no primeiro semestre de 2014, e vem encontrando dificuldades para melhorar seus indicadores de endividamento.
3. PONTOS FORTES
• Aumento da receita via crescimento da produção: Considero um ponto forte por dois motivos: Alavanca a industria nacional direta e indiretamente que é envolvida no processo de produção de petróleo, seja no fornecimento de equipamentos, tecnologia e logística, e principalmente se for nacional. Aumenta a oferta de combustível e gás no mercado nacional dando garantias de fornecimento e menor risco de oscilação dos preços.
• Reduzir a compra de combustíveis importados: Para o caso das contas da Petrobras é o retorno do investimento a um custo de produção menor que o da compra do produto importado, estancando assim o principal problema que é vender mais barato do que o valor de compra.
3. PONTOS FRACOS
• Conselho de Administração controlado pelo governo: Considero um ponto fraco porque interesses partidários, políticos e metas inflacionárias levam a maior empresa do País a não ser competitiva e mal administrada.