revolução industrial
A transformação de matéria prima em mercadorias passou por varias etapas:
• Produção artesanal ou artesanato: o artesão trabalhava em casa ou em oficina e controlava as diversas fases da produção.
• Produção manufatureira: em grandes países como Inglaterra e França a transformação ocorre em grandes oficinas onde vários artesãos executavam as tarefas manuais usando ferramentas sob o controle do dono da manufatura.
• Produção mecanizada: iniciada quando os avanços técnicos proporcionou a criação das maquinas industriais e a produção em serie dando origem a maquinofatura. As maquinas substituíram varias ferramentas e muitas vezes os trabalhadores.
As grandes levas de camponeses que perderam suas antigas funções foram obrigadas a migrar para as cidades onde se engajavam no trabalho das indústrias que surgia.
Eram, massas de trabalhadores que tinham como meio de sobrevivência principalmente o trabalho na indústria, em troca de um salario miserável.
A revolução industrial teve vários desdobramentos que podem ser considerados “novos revoluções industriais”. O período clássico de estabelecimento e expansão da industrialização costuma ser divididas em 2 etapas:
• Primeira etapa (1760-1860) o maior destaque foi o desenvolvimento da indústria de tecidos de algodão, com a utilização do tear mecânico. E a utilização crescente de maquinas a vapor teve extrema importância para o desenvolvimento das fabricas.
• Segunda etapa (1860-1900) as principais inovações técnicas foram a utilização do aço o aproveitamento da energia elétrica e dos combustíveis petrolíferos, a invenção do motor a explosão e o desenvolvimento de produtos químicos. Foram