Historia Romana
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) 2014
Origem de Roma
A origem de Roma pelo mitos seria que os romanos são descendentes de Enéas, um herói troiano. Enéas teve muitas aventuras a ter chegar a Itália onde seu filho Ascânio iria fundar Alba Longa, futuro núcleo de Roma, onde seus descendentes Rômulo e Remo a fundariam.
Rômulo e Remo eram gêmeos, após o nascimento eles foram jogados ao rio Tibre por ondem de Amúlio, que roubou trono de Alba Longa. Mas eles conseguiram chegar às margens no sopé do monte Palatino e sobreviveram sendo amamentados por uma loba.
(Aventuradelarissa.spaceblog.com.br)
Criados por camponeses e virando adultos tiraram o usurpador e retornaram o trono seu avô, Numitor que lhes deu a missão de fundar uma nova cidade na região do Lácio.
“No local escolhido, o monte Palatino, às margens do Tibre, Rômulo traçou um sulco no chão com um arado, demarcando a sua propriedade. Insatisfeito, Remo saltou essa linha sobre a terra, desafiando o irmão, que o matou. Rômulo fundou seu povoado, onde acolheu fugitivos de diversas partes da Itália. Sobre eles reinou durante muito tempo, até desaparecer misteriosamente numa tempestade e se transformar no deus Quirino, uma das principais deidades mitológicas dos romanos.
(Historiasdesagradaveis.blogspot.com)
A origem histórica de Roma e provável que tenha surgido de um forte erguido pelos habitantes do Lácio para se defender dos Etruscos que dominavam parte da península Itálica. Roma surgiu no topo do monte