Historia da Arte Greco romana
História
Chamamos de arte greco-romana as manifestações artísticas, que tiveram início na Grécia Antiga e sua absorção e desenvolvimento na civilização romana. Portanto, podemos dizer que é a arte que representou o período da Antiguidade Clássica.
A arte greco-romana se desenvolveu, aproximadamente, entre os séculos VIII a.C. e V. Tem sua origem na civilização creto-micênica, que se desenvolveu na Ilha de Creta.
Na primeira metade do século IV a.C., Alexandre, o Grande dominou a Grécia. Grande apreciador da cultura grega, Alexandre difundiu a cultura dos gregos para as regiões por ele conquistadas. Este processo, que foi continuado por seus sucessores, ganhou o nome de Período Helenístico e durou até 146 a.C.
Os romanos, após conquistarem a Grécia, absorveram vários aspectos da cultura grega. Portanto, a arte romana, foi marcada pela forte influência grega.
A arte greco-romana entrou em decadência junto com o Império Romano. Após as invasões bárbaras do século V, surgiu na Europa um novo momento histórico, conhecido como Idade Média. Na época Medieval, os principais elementos da arte greco-romana foram esquecidos na Europa. A arte clássica foi resgatada com força somente na época do florescimento do Renascimento Cultural, ou seja, no século XV.
Principais características
Valorização do realismo nas formas; representação de temas mitológicos (religiosos), humanos e também os ligados à natureza; estilo artístico caracterizado pela busca da perfeição; muito usadas na decoração de palácios e templos religiosos e eram realizadas com cores vivas de grande beleza estética; destaca-se a grandiosidade e beleza dos templos religiosos, palácios e construções públicas.
Pintura
O que os historiadores de arte sabem sobre pintura grega, eles sabem devido às pinturas de parede romanas e murais. Embora os historiadores saibam que os artistas gregos faziam pinturas, elas foram destruídas pelos estragos do tempo e somente objetos pintados permaneceram.