Historia romana
O rei na monarquia romana mandava.Os reis eram alternados uma hora era etrusco e uma hora era sabino.A estrutura romana era:o rei,os patrícios que eram a mistura das mulheres sabinas com os homens latinos.Quando o rei era etrusco os etrsucos tinham mais poder.Quando o rei era latino os latinos tinham mais poder.Para obterem total poder etruscos e sabidos se unem.A sociedade era constituída por clientes que eram plebeus protegidos pelos patrícios,pelos plebeus e também por um numero muito pequeno de escravos por não ter tido conquistas na monarquia romana.
Estrutura política
o Rei na maioria das vezes criava e colocava em pratica a lei.Havia a assembleia dos patrícios que as vezes conseguia vetar algumas leis criadas pelo rei.Na roma monarca havia vários gens.Cada gens era chefiada por um pater(“pai) que constituis o senado romano.Os que não pertenciam a família dos senadores eram portanto os plebeus que não haviam nenhum direito político mas não eram necessariamente pobres.
Queda da monarquia
A queda da monarquia teve como principal motivo o abuso de poder feito pelo rei Taquinio que queria por fim na interferência real no poder legislativo.Ele governava de forma despótica, anulando desse modo, os anseios por participação política dos patrícios.Com isso o Senado derruba a monarquia e instaura em Roma a Republica.
Republica Romana
Definida como período de caos em Roma pelos conflitos internos travados pelos plebeus e patrícios e os externos que são as conquistas.E com uma contradição o período é mais imperialista do que o próprio imperio romano.
Com o conflito entre patrícios e plebeus a elite cria o tributo da plebe uma espécie de senado popular para acalmar o povão.
Tribuna da Plebe
Esses tribunos levavam as ideias dos plebeus para o senado.Com o passar do tempo a Tribuna passa a controlar o povão para eles não se revoltarem mas eles finalmente ganharam algum poder político.
Ate 449 não existia leis escritas em Roma.A aristocracia