Historia Econômica Geral
A historia econômica é o domínio do homem sobre a natureza para a obtenção de recursos para o uso próprio, como os minérios, a fertilização da terra para a agricultura, a utilização de fontes de energia naturais, assim dando origem as primeiras civilizações, junto com a escrita e o comercio. (Pagina 21).
1.1 As sociedades pré-históricas
“Em todo o Paleolítico (700000 – 10000 a.C.) a atividade econômica fundamental foi a caça...). (Pagina 21).
Mesmo com os animais possuindo mais velocidade, o homem possuía habilidade e inteligência para caçá-los, se utilizando de dois materiais básicos, as pedras que eram usadas para a fabricação de ferramentas e armas, e o fogo que era usado para afugentas os animais e iluminar o seu caminho.
“No Mesolítico (10000 – 7000 a.C.) a atividade fundamental ainda era a caça, mas a incerteza deste meio de vida levou o homem a domesticar os animais...” (Pagina 22).
Com a utilização de animais domesticados, diminuiu-se a necessidade da locomoção para a caça, e se tornou possível a extração de outros alimentos como o leite que ajudava na alimentação, com essa melhora na alimentação aumentou o numero de homens, surgindo assim uma necessidade de mais alimentos, que foi sanada com a criação da agricultura primitiva, assim ajudando no armazenamento dos alimentos.
1.2 As civilizações de Regadio.
“O surgimento da agricultura levou os homens a trabalharem em grupo e procurarem locais propícios para sua nova atividade...” (Pagina 23).
As primeiras civilizações foram formadas em leitos de rios, e como viviam a base da agricultura se tornou necessária a criação de um sistema de irrigação e diques de que impediam as enchentes, com isso era necessária a criação de um poder central que comandasse e organizassem esse território dando origem aos estados burocratizados ou teocratizados.
1.2.1. Mesopotâmia.
“Em períodos normais, a agricultura mesopotâmica apresentava uma alta produtividade