cinematica do futebol
Análise cinesiológica da técnica do chute no Futebol e as principais lesões no esporte.
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Cinesiologia como parte da avaliação referente ao 1 o semestre.
Governador Valadares
Junho / 2013
METODOLOGIA
O seguinte trabalho foi feito através de pesquisa de artigos relacionados ao tema e através de vídeos explicativos de análise cinesiológica.
OBJETIVO
Fazer uma analise anatômica funcional de um movimento (chute) e mencionar as principais lesões associadas ao esporte (futebol de campo).
DESENVOLVIEMNTO
“O chute é a ação de golpear a bola, visando desviar ou dar trajetória à mesma, estando ela parada ou em movimento.” (Lucena).
Para melhor compreensão da analise cinesiológica, esta foi dividida em quatro fases: fase de aproximação, fase de preparação, fase de execução e fase de desaceleração.
Fase de aproximação:
Nesta fase os membros foram subdivididos em: membro posterior e membro anterior
Membro anterior: Semi-flexão da articulação do quadril. Os músculos envolvidos neste movimento são iliopsoas, reto femoral, tensor da fáscia lata, pectíneo, sartório, adutor curto, adutor longo e porção adutora do músculo adutor magno. O joelho encaminhando para extensão, o músculo agonista deste movimento é o quadríceps femoral. A articulação do tornozelo realiza o movimento de flexão plantar, os músculos envolvidos nesse movimento são gastrocnêmios, sóleo, fibular longo e curto, flexor longo do hálux e flexor longo dos dedos.
Membro posterior: Extensão de quadril, movimento este realizado pelo glúteo máximo, bíceps femoral, Semitendíneo, semibembranoso e