Historia Econômica Geral
a) Os Kaigangs viviam no planalto e dedicavam-se à pesca, à caça, à coleta de pinhão, frutas e raízes.
b) Os Xoklengs, que habitavam a região entre o planalto e o litoral, também eram caçadores e coletores, porém mais belicosos.
2 – Além da Comunidade Jê, viviam na Pré-história os seguintes grupos:
a) Homem do Sambaqui:
A pré-história da Ilha de Santa Catarina tem início com as populações de caçadores e coletores, construtoras dos sambaquis. Sua presença na Ilha está marcada, até o presente momento, pela data mais antiga de 5000 a.C. com os sítios arqueológicos do Pântano do Sul e Ponta das Almas. Eram indivíduos pré-ceramistas que viviam da caça e da coleta e praticavam pinturas corporais. A palavra sambaqui é derivada do guarani: Tambá - concha e Qui - monte. Os sambaquis são montes de carapaças de moluscos e outros restos da alimentação dos caçadores e coletores, juntamente com grande parte de sua cultura material (machados, seixos, colares de dentes ou vértebras e pontas de flecha). Era comum a prática de enterramentos dentro dos sambaquis.
b) Os Itararés:
Uma segunda tradição que habitou a região da Ilha de Santa Catarina foi a dos Itararés. Eram ceramistas que viviam da caça e coleta. Sua cerâmica, rudimentar e sem decoração, tinha caráter exclusivamente utilitário, usado no preparo de alimentos. Esta cerâmica pode ser o indicador de que os Itararé vieram do Planalto.
c) Os Carijós:
Os guaranis da Ilha de Santa Catarina, conhecidos como Carijós, foram os índios que tiveram contato com o europeu colonizador. Pouco se sabe sobre esta tradição antes da colonização. Acredita-se que os Carijós chegaram à região vindos da área do atual Paraguai. Eles dominavam a agricultura e conheciam o fabrico da cerâmica, dominando e expulsando outros grupos. Os Carijós chamavam a Ilha de Santa Catarina de Jurerê mirim, que quer dizer boca pequena. Cultivavam a mandioca e o