Gerenciamento de Processo
2- Dispatcher: responsável pela troca de contexto dos processos após o escalonador determinar qual processo deve fazer uso do processador.
Escalonamento:A rotina do SO que tem como principal função implementar os critérios da política de escalonamento é denominada escalonador (scheduler).
3- Utilização do processador, Throughput, Tempo de Processador/Tempo de CPU, Tempo de Processador/Tempo de CPU, Tempo de Turnaroun, Tempo de Resposta.
4- Tempo de espera é o tempo total que um processo permanece na fila de pronto durante seu processamento, aguardando para ser executado. A redução do tempo de espera dos processos é desejada pela maioria das políticas de escalonamento.
Tempo de turnaround é o tempo que um processo leva desde a sua criação até seu término, levando em consideração todo o tempo gasto na espera para alocação de memória, espera na fila de pronto (tempo de espera), processamento na UCP (tempo de processador) e na fila de espera, como nas operações de E/S.
Tempo de resposta é o tempo decorrido entre uma requisição ao sistema ou à aplicação e o instante em que a resposta é exibida.
5- Não-preemptivo quando um processo está em execução nenhum evento externo pode ocasionar a perda do uso do processador.
O processo somente sai do estado de execução caso termine seu processamento ou execute instruções do próprio código que ocasionem uma mudança para o estado de espera.
Escalonamento preemptivo, o SO pode interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de pronto, com o objetivo de alocar outro processo na CPU, com o uso da preempção, é possível ao sistema priorizar a execução de processos, como no caso de