Antropologia rural de Caracaraí
Este trabalho expõe a história antrópica de Caracaraí com ênfase no rural e as particularidades antropológicas do desenvolvimento rural, em todos os ângulos.
Antropologia Rural é o estudo ou reflexão acerca do ser humano que vive no campo, e do que lhe é característico e também é a designação comum a diferentes ciências ou disciplinas, cujas finalidades são descrever o homem do campo e analisa-lo com base nas características biológicas e sociocultural dos povos e etnias.
O setor agropecuário tem algumas características que o diferenciam de outros setores da economia e que influenciam sobremaneira tudo que esta vinculado no rural seja infraestrutura, educação, saúde, mercado, indústria ou outros setores menos influentes, sempre que estiver na zona rural será caracterizado pela agricultura, por isso temos no Ensino Superior a Educação do Campo como curso de formação de professores para atender as comunidades rurais.
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura rural do município de Caracaraí, bem como apresenta de forma geral a educação, saúde, situação agrária, situação fundiária, agricultura, meio ambiente, etc. este trabalho tem objetivo de fazer um resgate da história agrária do município e um levantamento da estrutura agrária atual.
Foi elabora baseado em referenciais histórico do município e em uma pesquisa de campo realizada no último bimestre de 2011 e em pesquisas bibliográficas junto a órgãos competente do setor de agricultura, educação e meio ambiente.
JUSTIFICATIVA
É de suma importância que o educador do campo da área das ciências humanas e sociais esteja a par da natureza da história da sua localidade das características que formaliza o ideal rural em relação ao urbano e das dependências entre os mesmos.
Com a globalização o campo de conhecimento do professor de educação do campo expandiu de forma infinita pois o mundo ficou menor, e as distancias, mais curtas, e hoje o mundo rural depende de tecnologia e informação