Historia economica
Dentro da teoria da distribuição da renda, o Marx desenvolveu varias “sub-teorias”. Uma delas é a teoria dos salários, segundo a qual estes são dados por uma cesta de bens e serviços. Outra delas é a teoria dos lucros, segundo a qual Marx estabelece que dos retornos do capital vão dividir os salários e os lucros. Assim, os capitalistas vão quer maximizar os lucros, tendo de ajustar os salários aos de subsistência (O Marx fala da exploração do trabalho dos funcionários por parte dos capitalistas). Assim, a relação entre os salários e os lucros é inversa. Essa correlação inversa podemos aprecia-la no gráfico, pois quando os Lucros/Renda Nacional aumentam, os Salários/Renda Nacional diminuem e vice-versa.
Enquanto a Wicksteed e Clark, estes dois autores posteriores a Marx criaram a teoria neoclássica da distribuição funcional da renda, que é uma mesma teoria para Salários/Renda Nacional (w/y) e Lucros/Renda Nacional (r/y) a partir dos princípios marginalistas. Nessa teoria, os eles procuraram provar matematicamente que um sistema distributivo que base os retornos dos proprietários duma fábrica de acordo com a produtividade marginal dessa, esgotaria o produto total produzido.
Bate Clark: "What a social class gets is, under natural law, what it contributes to the general output of industry." b) Determinação (w/y e r/y).
Com esse gráfico já o David Ricardo tinha introduziu a teoria diferencial da renda, desde a que nasceu a Lei da Pmg decrescente. Essa lei estabelece que a ultima unidade produzida determina a produção da renda.
A teoria diferencial da renda estabelecia que o cultivo da terra em um segundo momento gera uma renda diferencial sobre a terra cultivada em um primeiro momento. Como a fertilidade das terras no segundo momento é menor, há necessidade de se investir uma quantidade inicial maior, o que faz com que o lucro final do produtor seja