A redenção
Segundo Derramamento de Sangue: 39 Chibatadas
INTRODUÇÃO:
“Pois a vida da carne está no sangue”... (Lv.17:11 a)
Cientificamente, no século dezessete, ficou comprovado que é através do sangue que temos a vida, não é possível a vida sem o sangue. O sangue nos fortalece, possibilita nosso crescimento, é protetor do corpo, é quem luta contra doenças e enfermidades e fornece uma resistência organizada contra qualquer coisa que seja prejudicial ao corpo.
A CORRUPÇÃO DO SANGUE DO HOMEM
Adão tinha o sangue puro, ao entrar o pecado, o sangue de Adão ficou contaminado e levou toda a raça humana, à partir dele, a herdar a corrupção, a decadência e a morte.
“Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.” (Gn.3:21)
Aqui temos o primeiro derramamento de sangue da parte de Deus, para cobrir a nudez do pecado de Adão e Eva. Deus faz uma aliança com o homem pecador e determina que para o homem se achegar a Ele terá que ser através do sangue.
“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho, e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira Caim, e descaiu-lhe o semblante.” (Gn.4:3-5)
Aqui está o segredo de Deus ter recebido apenas a oferta de Abel: foi uma oferta de sangue (ofereceu um sacrifício de seu rebanho). O sangue traz remissão para os nossos pecados.
“...sem derramamento de sangue não há perdão...” (Hb.9:22)
AS 39 CHIBATADAS: trouxe cura pelo sangue derramado
No contexto da crucificação, o segundo derramamento de Jesus foi quando Ele foi submetido à tortura física, através do açoitamento. Conforme o costume romano da época, além da crucificação, os criminosos eram açoitados nas costas com 40 chibatadas, consideradas “meio caminho para a morte”.
Com as costas despidas, tórax inclinado sobre o tronco, quatro