historia economica inglesa
IGEOG: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DISCILPINA HISTÓRIA ECONOMICA GERAL
PROFESSOR ALEX VARELA
ALUNOS:
WILLIAN SANTANA
RACHEL CABRAL DA SILVA
Fichamento;
DAVID S LANDES:
PROMETEU DESACORRENTADO
Transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
IGEOG: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DISCILPINA HISTÓRIA ECONOMICA GERAL
PROFESSOR ALEX VARELA
ALUNOS:
WILLIAN SANTANA
RACHEL CABRAL DA SILVA
Fichamento Texto
DAVID S LANDES: Prometeu Desacorrentado Transformação Tecnológica e Desenvolvimento Industrial na Europa Ocidental de 1750 até a nossa época.
“No século XVIII, uma série de intervenções transformou a indústria do algodão na Inglaterra e deu origem a um novo modo de produção – o sistema fabril. Durante anos, outros ramos da industria realizaram avanços comparáveis, e todos juntos, reforçando-se mutuamente, possibilitando novos benefícios, numa frente cada vez mais ampla. A abundancia e variedade chega quase a inviabilizar a compilação, mas é possível agrupá-las sobre três princípios: a substituição da habilidade e esforço humano pelas maquinas – rápidas, constantes, precisas e incansáveis; a substituição das fontes animadas de energia por fontes inanimadas, em especial a introdução de maquinas para transformar o calor em trabalho’’ (Pg - 49).
“Esses aperfeiçoamentos, que constituem a Revolução industrial, geraram um aumento sem precedentes na produtividade do trabalho e, com ele, uma elevação substancial da renda per capita (....) Assim a Revolução industrial inaugurou uma nova era e promissora. Também transformou o equilíbrio do poder político dentro das nações, entre elas e entre as civilizações, revolucionou a ordem social, e tanto modificou a maneira de pensar do homem quanto a maneira de fazer (Pg 49 -50).
“Em 1760 a Inglaterra importou