A REVOLUÇÃO INGLESA
A REVOLUÇÃO INGLESA
Ibaiti
2013
josé carlos costa dos santos
A REVOLUÇÃO INGLESA
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: História Moderna II, Povo, Cultura e Religião, Políticas Educacionais, Educação e Inclusão, Língua Brasileira de Sinais, Seminário IV.
Prof.: Fábio Luiz da Silva, Patrícia Martins Castelo Branco. Guilherme Cantieri Bordonal, Samira Fayez Kfouri Adriana Cristine Dias Locatelli, Edilaine Vagula, Juliana Junia Facundo de Almeida, Silvana Araujo Silva
Ibaiti
2013
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tratará de assuntos relacionados com os fatos ocorridos na Inglaterra no século XVII o quais foram nomeados como Revolução Inglesa, e terá seu embasamento em um texto acadêmico de José Jobson de Arruda e em um capítulo de um Livro didático que trata do assunto em questão. A finalidade principal desta produção é analisar como o tema em questão é trabalhado no livro didático.
O primeiro item estudado trata-se de um texto que aborda estes assuntos expondo várias opiniões sobre a Revolução Inglesa, onde podemos notar várias interpretações deste assunto que aqui esta em pauta. Já no segundo item é realizada uma análise do assunto tratado em um livro didático que aborda o tema em questão, onde podemos notar que os autores expressam nos textos todo o contexto em que aconteceu esta Revolução, bem como suas consequências para a sociedade daquele período.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao analisar o texto de José Jobson de Arruda percebemos que o autor inicia o texto falando que no século XVII aconteceu uma revolução burguesa e não Inglesa. Este ressalta que no século XVIII o tema revolução Inglesa foi tratado como querelas políticas entre o parlamento e o absolutismo monárquico, onde o parlamento buscava a defesa das liberdades individuais