versiculos biblicos
Resumo:
A formação da classe operária inglesa é, provavelmente, o trabalho do pós-guerra mais criativo da história social inglesa. O estudo sobre a sociedade de artesãos e da classe operária nos seus anos de formação, de 1780 a 1832, acrescenta uma importante dimensão à nossa compreensão do século XIX. Thompson não vê o povo da Inglaterra como dado estatístico ou como vítima da repressão política e alienação industrial; para ele a classe operária inglesa foi parte definitiva na sua própria formação.. A ssim está escrito o livro. Na parte I, trato das tradições popularse vigentes no século 18 que influenciaram a fundamental agitação jacobina dos anos 1790. Na parte II, passo das influências subjetivas para as objetivas - as experiências de grupos de trabalhadores durante a Revolução Industrial que me parecem de especial relevância. Tento também avaliar o caráter da nova disciplina industrial do trabalho e da posição, a esse respeito, da Igreja Metodista. Na parte III, recolho a história do radicalismo plebeu, levando-a, através do ludismo, até a época heróica no final das Guerras Napoleônicas. Finalmente, discuto alguns aspectos da teoria política e da consciência de classe nos anos 1820 e 1830. (AU).
Palavras-chave:
FORCA DE TRABALHO; CLASSE TRABALHADORA; TRABALHADOR RURAL; LIBERDADE NO TRABALHO; CONSCIENCIA DE CLASSE; EXPLORACAO ECONOMICA .
Thompson, Edward P . A formaçao da classe operaria inglesa II: a maldição de Adão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. v.2. 342 p. (Coleção oficinas da historia ). ISBN 85-219- 0391-X.
Resumo:
Thompson não polemiza apenas com a propaganda dos vencedores: critica também as concepções marxistas sobre a classe operária que a transformaram no resultado da equação energia vapor mais sistema industrial, num mero fator de produção.