historia do serviço social na America Latina
FAED
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
RESENHA
Disciplina: Fund. Histórico-Teórico-Metodológicos do serviço social
Professora: Eloisa Duarte
Acadêmica: Maria Letícia Pedrotti
Passo Fundo, junho de 2014-06-01
Introdução
“No que concerne ao primeiro ponto, como já observamos, valemo-nos do enfoque segundo o qual a profissão, ela mesma, só pode ser entendida no interior do desenvolvimento das relações de produção capitalista, embasada nas condições particulares de cada país latino-a mericano.” (MANRIQUE CASTRO, p. 39)
O Serviço Social se insere no país a partir do capitalismo, com isso a classe operaria começa a se organizar, começa o seu ingresso no cenário político. Só se pode falar em capitalismo se falarmos em propriedade privada, sem isso não há lucro e não existiria o capitalismo. Trabalhadores sofrem super exploração por não existir direitos trabalhistas, as sub habitações que rodeavam as indústrias começaram a assustar os burgueses, e eles tinham de tomar alguma providencia, o que antes seria caso de policia agora era caso de político, com isso o Estado da o reconhecimento de direitos aos operários.
A Questão Social é o conjunto das expressões sociais. O pauperismo é uma nova dinâmica da pobreza, a pobreza crescia da mesma forma em que a produção em larga escala crescia. Antes a escassez do produto causava o pauperismo, agora o produto não é mais escasso, mas nem todos têm condições para adquiri-lo, com isso o pauperismo se torna uma nova dinâmica da pobreza.
O conjunto de desigualdades gerado pelo capitalismo faz co que o estado passe a investir em políticas publica, o que antes era somente repressão agora se torna política publica.