História do serviço social na américa latina
Fundamentos da profissão
Nelita Pamplona Baptista
Fabiana Demetrio
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (SES0017) – Fundamentos e História do Serviço Social
18/12/10
RESUMO
Desde o surgimento do Serviço Social, sua história tem sido alvo de muitos questionamentos, surgindo inúmeras versões a respeito de sua legitimidade. Muitas foram as influências políticas, sociais, religiosas e econômicas, que fizeram com que ocorressem transformações. Com a apresentação deste trabalho, pretendemos contribuir positivamente e de forma clara e objetiva, para a compreensão da complexibilidade desse tema, suas etapas e evolução, que serão aqui analisadas segundo teorias científicas dos sociólogos Ander Egg e Barriex na obra literária de Manoel Manrique Castro, História do Serviço Social na América Latina.
Palavras-chave: Serviço Social. Questionamentos. Influências.
1 INTRODUÇÃO
1.1 ORIGEM DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA
Muitas são as versões e os textos sobre a origem do serviço social no continente latino-americano, em particular, sobre o começo de seu ensino superior. Os textos mais apreciados e difundidos partem de definições determinadas ou se remetem à idéia de um simples prolongamento do desenvolvimentos que a profissão alcançará na Europa.
1.2 ORIGEM SEGUNDO ANDER EGG:
“…1925 pode ser considerado o “ano de nascimento” do Serviço Social profissional na América Latina, já que marca a criação da primeira escala da especialidade num país latino-americano…”
1.3 ORIGEM SEGUNDO BARRIEX:
“ Em 1925 começa a funcionar em Santiago do Chile a primeira escala de Serviço Social… fundada pelo Dr. Alejandro Del’Rio. O fato de que a primeira escala de Serviço Social da América Latina tenha sido criada por um médico é de fundamental importância …”
“ Na América Latina, o Serviço Social surge como subprofissão,