A historia do serviço social na america latina
Departamento de Serviço Social
BEHAVIORISMO
Cuiabá,04 de Outubro de 2012
UNIVERSIDADE DE CUIABA-UNIC
Departamento de Serviço Social
BEHAVIORISMO
Docente:Chrystina Discente:RegianeAndrea,ElgaSouza, TalytaCampos,Valéria,MariaEster,Maria Eva. Serviço Social2º semestre B
Cuiabá,04 deOutubro de 2012.
BEHAVIORISMO
É o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estimulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.
O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o homem e o individuo é o ambiente ,entre as ações do individuo(suas respostas) e o ambiente(as estimulações).Os psicologos desta abordagem chegaram aos termos”resposta e “estimulo”para se referirem aquilo que o organismo faz e as variaveis ambientais que interagem com o sujeito,para explicar a adoção desses termos podemos usar duas razões:uma metodológica e outra histórica. * Razão Metodológica deve se ao fato que os analistas experimentais do comportamento tomaram como modo preferencial a investigação,um método experimental e analitico. * Razão histórica refere-se aos termos escolhidos e popularizados que foram mantidos posteriormente por outros estudiosos do comportamento,devido ao seu uso generalizado.
Análise experimental do comportamento
O mais importante dos Behavioristas que sucedem Watson é B.F.Skinner ele influenciou muitos psicologos americanos de varios paises e essa linha escolhida por ele ficou conhecida como Behaviorismo Radical,termo cunhado pelo próprio Skinner,em 1945,para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento que ele se propos a defender por meio da análise experimental do comportamento.
A