História do serviço social na américa latina
HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA
I) OBRA
CASTRO, Manuel Manrique. História do Serviço Social na América Latina. Rio de Janeiro. Editora Cortez. 10ª Edição.
II) CREDENCIAIS DA AUTORIA
Mestre em Ciências Sociais, Manuel Manrique trabalhou por seis anos no CELATS (Centro Latinoamericano de Trabalho Social), coordenou publicações e reformulou a Revista Acción Crítica.
No período em que permaneceu no CELATS, além de publicar o livro De Apóstoles a Agentes de Cambio, editado em português pela Cortez Editora com o titulo História do Serviço Social na América Latina, foi co-autor de Pobreza Urbana y Políticas de Vivienda (o serviço social na problemática habitacional) e Evaluación de Proyetos Sociales. Ao lado de Alejandrino Maguiña, coordenou o livro Problema Urbano y Trabajo Social, resultado de um seminário latino-americano sobre o tema.
Traduziu para o espanhol o livro Relações Sociais e Serviço Social no Brasil, de Marilda Vilela e Raul de Carvalho.
Posteriormente esteve no México, onde dirigiu a Agência Latino- americana de Serviços Especiais de Informação (ALASEI), uma agência de noticias nascida como expressão do debate sobre A Nova Ordem Informativa. No México, iniciou atividades no UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e atualmente é Coordenador dos Programas do UNICEF no Brasil.
III) CONCLUSÕES DA AUTORIA
O autor exalta em sua obra a importância do Serviço Social, dando destaque para o seu surgimento em vários países da América Latina, procurando focar o assunto dando ênfase as questões que interferiram nesse processo, entre elas, o poder da igreja, o cenário econômico e os principais obstáculos encontrados ao longo de sua história. Trata o tema com muita relevância.
IV) DIGESTO
O livro trata do surgimento em todo o seu contexto histórico do Serviço Social dentro da América Latina. É dividido em IV capítulos que abordam respectivamente, as reflexões acerca do estudo do tema; o