Influência do comportamento dos atores na formação das arenas políticas
Andréa Antunes
“As Arenas Políticas e o Comportamento dos Atores”, In:_____Políticas Públicas (Brasília: CAPS, 2009. Unidade 2. p. 74-83), da professora Maria das Graças Rua, apresenta a lógica na formação das arenas políticas e retrata como o comportamento dos atores influencia na formação dessas arenas.
Maria das Graças Ruas é professora adjunta IV da Universidade de Brasília, e possui experiência na área de Políticas Públicas e Gestão Governamental, com ênfase em Avaliação de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, administração pública, monitoramento e avaliação de programas e projetos, avaliação de impacto, inovação, meio ambiente, violência e segurança pública.
A autora apresenta conceitos de todas as variáveis implicadas na formação das arenas políticas, de forma bem objetiva e de fácil compreensão. Não apenas conceituando os termos inerentes a esse processo, como também fazendo toda uma interligação em sobre como eles interagem entre si no contexto das arenas políticas.
Desta forma, tornou-se perfeitamente claro o entendimento de que a formação das arenas políticas está intrinsecamente relacionada ao fato de que as expectativas dos atores políticos em relação aos seus interesses geram preferências, que são medidas em termos do cálculo do custo/benefício de cada ator. Essas preferências se formam em relação aos issues de uma decisão, levando a que alguns atores ganhem e outros percam. Tal ocorrência influência diretamente no processo de formulação e implementação de uma política pública, na medida em que estes atores procuram se situar dentro da estrutura de oportunidades, manipulando os recursos de poder e as regras do jogo.
Contextualizando todo esse mecanismo lógico habilmente exposto pela autora com tanta clareza e simplicidade, cito, como exemplo, a política pública de concessão de benefício fiscal de redução de alíquota do Imposto Sobre