história do serviço social na america latina
Economia Política
Professor Eduardo A. Stanisci Pedro
São Paulo
2013
Imperialismo
A palavra imperialismo vem do latim que significa “ter o poder de mandar”. Este processo influiu na partilha afro-asiática pelas grandes potências da Europa, sendo elas a França e a Inglaterra. Além de contribuir com exportação de mercadorias produzidas em larga escala, pelas grandes industrias da época, que visavam uma grande remuneração nas áreas investidas. (MARQUES,2005)
Em termos conceituais o imperialismo é uma pratica na qual nações poderosas, procuram ampliar e manter um controle sobre outras nações com uma economia escassa. Não obstante o imperialismo é associado apenas pela expansão econômica de países capitalistas, ou pode ser usado para designar a expansão europeia após 1870. O imperialismo pode ter o mesmo significado do colonialismo, sendo os dois termos usados da mesma forma, porém deve-se fazer a distinção de um e de outro. O termo colonialismo refere-se ao controle político, união territorial e perda de soberania. Já o termo imperialismo no geral é controle e a influência que é exercida formal ou informal, direto o indireto de uma política ou economia. (INFOESCOLA, 2013).
Imperialismo Moderno/Neo-Imperialismo
No final dos séculos XIX e XX houve grandes mudanças na economia mundial, o avanço tecnológico tomou força, gerando um aumento na produção, trazendo uma grande necessidade para o mercado de consumo e também causando uma nova corrida por matérias primas. Imperialismo moderno ou neo imperialismo, é uma concepção feita por economistas ingleses, franceses e alemães no século XX, este tipo de concepção teve características fundamentais sendo elas: O investimento do capital externo e propriedade no monopólio econômico. Dessa forma o capitalismo nas nações tomava uma amplitude cada vez maior. No entanto a absorção do países dominados, trouxeram mais monopólios, ele