Calibração de termómetro
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CALIBRAÇÃO DE TERMÔMETRO
TUBO DE THIELE – FRASCO DEWAR
Aula 3
ANA PAULA NASCIMENTO
BRUNO MENELLI
IRUANA MARIA GRUBER
LUIZ VITOR DA SILVA
PROFESSOR THEODORO MARCEL WAGNER
Química Experimental II
Joinville – SC
2014
INTRODUÇÃO
A calibração de matérias utilizados em laboratório é de suma importância no cotidiano de químicos, engenheiros, técnicos, analistas. Para algumas áreas, principalmente no mercado de trabalho, a precisão é um dos quesitos mais requisitados, com o intuito de se adquirir um resultado satisfatório. Pois dependendo da análise, um erro de calibração pode ter consequências absurdamente consideráveis. Neste trabalho, tem-se como material a ser aferido o termômetro de mercúrio, onde o método utilizado para a calibração do mesmo é, para a temperatura mínima, o frasco de Dewar e, para temperatura máxima, o tubo de Thiele.
1. OBJETIVO
1.1 Objetivo geral
Calibrar um termômetro de mercúrio.
1.2 Objetivos específicos
Identificar e elaborar uma equação de correção de temperatura.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo Leite (2002), calibração é o ato de colocar o equipamento em condições analíticas de acordo com seu projeto de construção e ainda são poucos os equipamentos de um laboratório em que o analista pode atuar para ajustar o equipamento de modo que este fique calibrado.
2
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (1995,
INMETRO) define que calibração é o conjunto de operações que estabelece condições especificadas, a relação entre valores indicados em um instrumento de medição por uma medida materializada (valor de referência).
O INMETRO (1995), ainda enfatiza que os valores da calibração permitem tanto o estabelecimento de valores avaliados para as indicações quanto a determinação para correções serem aplicadas. Os resultados ainda podem ser registrados algumas vezes em algum