como fazer um relatório de laboratório
Elaboração de Relatório
O desenvolvimento correto da prática, a precisão dos dados empíricos e o domínio teórico do assunto relacionado com a prática são alguns fatores essenciais para um bom desenvolvimento das disciplinas experimentais. No entanto é necessário apresentá-los em forma de texto organizado e lógico. Esse é o papel do relatório. O relatório de atividades deve em primeiro lugar, retratar o que foi realmente realizado no experimento, sendo de fundamental importância a apresentação de um documento bem ordenado e de fácil manuseio. Além disso, deve ser o mais sucinto possível e descrever as atividades experimentais realizadas, a base teórica dessas atividades, os resultados obtidos e sua discussão, além da citação da bibliografia consultada.
O relatório deve ser redigido de uma forma clara, precisa e lógica. Redija sempre de forma impessoal, utilizando-se a voz passiva no tempo passado. Ex. “a massa das amostras sólidas foi determinada utilizando-se uma balança.”
Devem ser evitadas expressões informais ou termos que não sejam estritamente técnicos (Não utilize em hipótese alguma adjetivo possessivo, como por exemplo, minha reação, meu banho, meu qualquer coisa). É recomendável, efetuar uma revisão do relatório para retirar termos redundantes, clarificar pontos obscuros e retificar possíveis erros. Uma atenção especial deve ser dada aos termos técnicos, resultados, fórmulas e expressões matemáticas. As ilustrações, tabelas, fórmulas e gráficos deverão vir em uma sequência mais adequada ao entendimento do texto. Devem ser numerados e seus títulos e legendas devem constar imediatamente abaixo de cada um.
Exemplo de Tabela e seu título
Tabela 01 - Algumas características dos estados da matéria
Estado da matéria
Compressibilidade
Fluidez ou rigidez
Densidade relativa
Gasoso
Alta fluido baixa
Líquido
muito baixa fluido alta
Sólido
muito baixa rígido alta
Exemplo de Figura e seu título
Figura 1 – Balança