historia do homme
DISCIPLINA: Contabilidade CURSO: Administração
PROFESSORA: Vaine de Magalhães Barros
ASSUNTO: Princípios Fundamentais de Contabilidade
E X E R C Í C I O S
Analise as situações abaixo descritas e apresente seu argumento, fundamentando-o nos Princípios Fundamentais de Contabilidade definidos na Resolução do CFC 750/93.
1 – Admitindo-se que o Sr. Cordeiro, proprietário do Artesanato Pastoreio, resida no mesmo prédio (alugado) onde se encontra o atelier dele, qual deveria ser a postura da Contabilidade com relação ao aluguel mensal?
2 – O Esporte Clube Pomposo adquiriu o “passe” do jogador Encalhe por 10 milhões de reais. Poderia a Contabilidade registrar esta transação?
3 – No dia seguinte à efetivação da compra de um terreno pela Cia Explosão, opor 8 milhões de reais, o Diário Oficial do Estado publicou que seria construída uma rodovia ao lado do terreno adquirido. Estimou-se a valorização em 60%. O gerente deseja que a contabilização seja pelo valor de 12,8 milhões. Como deverá agir a Contabilidade?
4 – Os bens pessoais de um proprietário de empresa individual deveriam ser registrados nos livros da empresa (Pessoa Jurídica)?
5 – Admita um contexto econômico com alta taxa de inflação poderia a contabilidade da Cia Bom Sucesso fazer a correção monetária dos itens registrados a valores originais ?
6 – A Cia Melodrama obteve um lucro de aproximadamente 300 milhões de reais em 19X1. Seus acionistas estão tremendamente satisfeitos com o resultado da empresa. Novos acionistas estão comprando as ações valorizadas da Cia Melodrama. A situação é realmente excelente. No final de 19X2 (em que a perspectiva de lucro também é grande), constata-se que os Estoques da empresa, registrados por 800 milhões a valores originais, possuem um valor de mercado em torno de 600 milhões (não há perspectiva de aumento de preço). O contador prefere não informar estes dados uma vez que