Adoção resumos
A.1
Freire, Fernando (org.). Abandono e adoção; contribuição para uma cultura de adoção. Curitiba: Terre des Hommes, 1991.
O livro aborda a questão da adoção que não pode ser entendida dissociada do abandono. Para isso, o organizador reúne textos de diversos autores que trazem as implicações na vida da criança quando esta é abandonada e/ou adotada.
O objetivo central deste livro é reunir as diversas experiências existentes para alcançar uma visão do conjunto de problemas colocados pelo abandono e pela adoção. Com abordagens distintas, jovens adotados, pais adotivos, psicólogos, assistentes sociais, juizes e promotores de justiça analisam os efeitos perversos do abandono, as possibilidades, riscos e limites da adoção em suas diferentes fases. Estes colaboradores oferecem subsídios preciosos para a luta contra a marginalização social, além de encorajar a desenvolver uma cultura de adoção.
A.2
Vargas, Marlizete Maldonado. Adoção tardia; de família sonhada à família possível. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
Obs.: 2 exemplares
O livro aborda a questão do difícil processo de adoção de crianças maiores de 2 anos, pois muitas crianças permanecem esquecidas em instituições e, muitas vezes, consideradas “inadotáveis” por não serem mais os recém-nascidos tão desejados pelos adotantes.
O objetivo central é mostrar as dificuldades da adoção de crianças maiores, já que esta demanda grande capacidade de entrega e aceitação, além de mostrar também as possibilidades de êxito decorrentes de uma preparação e um acompanhamento adequado e específico que se instala a partir da formação de um novo grupo familiar. Para tais fins, aautora relata uma série de experiências em que se baseou para escrever esse livro e outras pesquisas.
A.3
Schettini Filho, Luiz. Compreendendo o filho adotivo. Recife: Edições Bagaço, 1995.
O livro aborda a questão da adoção e os problemas comportamentais que os filhos apresentam ao longo da convivência com a família