Direito e moral
DIREITO E MORAL
ALUNO:
PROFESSOR (a):
ARACALU
2013
Direito e Moral
Quando pensarmos em direito pensamos em um conjunto de normas que tenta regular e organizar a sociedade, solucionando os conflitos entre os indivíduos, já a moral um ramo das ciências sociais que se preocupa em estudar o estilo de vida da sociedade.
A semelhança entre e direito e moral estar em muitos aspectos, ambos os sistemas de normas, valorizam o respeito à vida, à liberdade, à integridade física, psicológica e espiritual dos homens, à propriedade legitimamente obtida, à igualdade de direitos.
O direito é essencial à vida em sociedade, ao definir direitos e obrigações entre as pessoas e ao resolver os conflitos de interesse. Seus efeitos sobre o cotidiano das pessoas vão desde uma simples corrida de táxi até a compra de um imóvel, desde uma eleição presidencial até a punição de um crime, dentre outros exemplos.
O direito é tradicionalmente dividido em ramos, como o direito civil, direito penal, direito comercial, direito constitucional, direito administrativo e outros, cada um deste é responsável por regular as relações interpessoais nos diversos aspectos da vida em sociedade.
A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes.
Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas. Segunto Augusto Comte (1798-1857), "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas." Entende-se por instintos simpáticos aqueles que aproximam o indivíduo dos outros.
Roux A. La pensée d'Auguste Comte. Paris: Chiron, 1920:254. Moral: (substantivo) 1. o mesmo que Ética. 2. O objeto da Ética, a conduta enquanto dirigida ou disciplinada por normas, o conjunto dos mores. Neste significado a palavra é usada nas seguintes expressões: "a moral dos primitivos", "a moral