Historia do direito
Os povos nômades e sedentários foram, durante séculos, os maiores protagonistas da história da humanidade.
Os primeiros povos pré-históricos eram nômades, sabiam apenas caçar, pescar e coletar frutos e raízes, por este motivo, quando os recursos acabavam ou se tornavam escassos, mudavam de lugar em busca de suplementos. Esse povo também caracterizam-se por uma conduta social agressiva. Aos poucos, com a descoberta da agricultura e domesticação de animais, os povos começaram a estabelecer moradias, abandonando o nomadismo.
Com a agricultura, onde o homem desenvolveu técnicas de irrigação e adestrou para ajudá-los no plantio e na colheita, os homens, agrupados em terras férteis, deram vida aos vilarejos, que foram os embriões de sociedades mais estruturadas e complexas que vieram a se formar as civilizações. Essas civilizações, ditas sedentárias possuíam convívio social harmônico, regidos por regras minimamente estabelecidas, liderança de anciões, sociedade igualitária e divisão do volume da produção econômica.
É verdade que estes avanços foram fundamentais para a estabilização da vida sedentária, mas também é verdade que elas existiram em sociedades nômades. Um exemplo eram o dos grupos pastoris, que periodicamente se deslocavam de um lugar para o outro em busca de novas pastagens para o seu gado. Deste modo, a vida sedentária foi sendo adotada á medida que as atividades agrícolas e pastoris se tornavam sólidas.
2. De acordo com o que foi estudado na Unidade 2, elabore um texto dissertativo