Resumo primeiro governo vargas e dutra
Governo baseado no desenvolvimentismo.
Dados históricos:
Cabe citar que a crise incentivou o investimento no setor industrial.
Em 1929 os preços dos produtos exportados caíram em detrimento da crise mundial. A balança comercial ficou razoavelmente estável devido controle de importações que era baseada no bloqueio de importações não essenciais.
Ainda havia uma proteção do café por parte do governo, pois, era o produto de exportação mais importante. O governo comprava excedente de café para manter a oferta em determinado nível. A política era de queima do café (aproximadamente 70milhoes de sacas durante o governo foram queimadas). O governo pagava o café com as próprias taxações provenientes do café na hora da exportação.
O Câmbio possuía taxa diferenciada na exportação***
Nesse mesmo período a quantidade de capital estrangeiro norte-americano aumentou no Brasil, no mesmo instante que capitais europeus diminuíam.
Governo populista***
A industrialização no Brasil embora tenha crescido em grande nível no governo Vargas, ainda utilizado equipamentos antigos comparado com os europeus. A produção era pouco diversificada, era focada principalmente em produto têxtil. Somente no final do primeiro governo é que foram criados indústrias de produtos duráveis, graças ao período de guerras e o grande interesse dos estados unidos em criar parceria com o Brasil, visto que, o Brasil possui um grande território na America do sul e poderia ser um risco se uníssemos força com os inimigos.
Governo Dutra 1945-50
Dados históricos:
Foi efetuado o acordo de Bretton Woods que previa a implementação de mudanças substanciais na organização da economia mundial. Constituiu o dólar a moeda internacional de reserva, a transição para a livre convertibilidade das moedas. O Fundo Monetário Internacional (FMI), criado com o objetivo de zelar pelos acordos de Bretton Woods e efetuar empréstimos aos países com dificuldades no balanço de pagamentos e o Banco