historia
Período Democrático
Nome: Victor Santiago Maia Nº41 3ªB
Sorocaba 2014
Índice:
Introdução:
A Revolução de 30 eclodiu em meio a agitações políticas e sociais Washington Luis Presidente à época, ao apoiar a candidatura do paulista Júlio Prestes, rompera o pacto da política café-com-leite, pois ele deveria ter apoiado o candidato mineiro. Essa atitude levou os mineiros e gaúchos, em 1929, a organizarem uma chapa de oposição – a Aliança Liberal – e lançarem o candidato à Presidência, Getúlio Vargas, e como vice, João Pessoa.
É nesse contexto que se inaugura a segunda etapa do desenvolvimento industrial no Brasil (1930-1964), caracterizado pelo modelo conhecido como “substituição de importações”, e tem início a ideologia política do nacional-desenvolvimentista. Há, então, um vigoroso crescimento do parque industrial e o Estado passa a ser o principal centro de decisão da política econômica.
Período Democrático (1946-1964)
Depois da derrota do nazi-fascismo na 2ª GM, os ideiais democráticos tomaram conta de grande parte do mundo ocidental. A redemocratização do país iniciou-se com a realização das eleições, após a renúncia forçada de Getúlio Vargas em 1945. Senadores e deputados foram eleitos para compor uma nova Assembleia Constituinte, para elaborar uma nova Constituição para o país. Dentre os senadores estava GV. Foi então promulgada a Constituição de 1946, que era liberal e tinha como pontos fundamentais: *Princípios básicos: democracia como regime político da nação. República foi tida como forma de governo e o presidencialismo como sistema de governo. Todos os três poderes atuariam de modo independente e com equilíbrio de forças. *Direito de voto: voto secreto e universal para maiores de 18 anos. Analfabetos, cabos e soldados não podiam votar. *Direito trabalhista: agora os trabalhadores tinham direito de greve *Mandatos eletivos: mandato presidencial de cinco anos e não era permetida a re-eleição; os