Historia do curriculo no brasil
HISTÓRIA DO CURRÍCULO NO BRASIL
HISTÓRIA DO CURRÍCULO NO BRASIL
Resenha critica-informativa apresentada como parte da Disciplina de Currículos e Programas do curso de Teologia com pedagogia, do IDERC, ministrada pela professora Andrea Carla.
FEVEREIRO/2013
Eu irei abordar sobre conhecimento de currículo em relação à concepção dos autores das paginas 129 a 134 do modulo do 3ºperiodo.
Os autores citados aqui serão: Goodson (1996), Tyler (1949), Apple (1982), Young (1989), Kemis (1996), Stenhause (1991) e Schuwab (1983), Sacristian (1998), Forquim (1992, p.35), Silva e Moreira (2000, p.42), Santos e Moreira (1996, p.33), Popkewitz (1995, p.36). * Goodson, o currículo é definido como um percurso a ser seguido e como conteúdo apresentado para estudo.
Eu compreendi que Goodson defini currículo como critérios de classificação para o bom desenvolvimento escolar.
* Tyler, o currículo era visto como uma atividade neutra, instrumento de racionalização da atividade educativa e controle do planejamento.
A meu ver, ele defende currículo como conjunto de estratégias metodológicas a serem trabalhadas para os objetivos serem alcançados. * Os autores Apple, Young e Silva colocam em destaque a relação entre a dominação econômica cultural e o currículo escolar.
A meu ver através dessa critica eles defendem que o currículo seja baseado pela própria realidade, ou seja, o trabalho curricular da escola deve ser elaborado em cima da própria sociedade, com suas praticas, seus problemas e sua realidade. * Kemis tem assinalado a necessidade de uma reformulação da teoria do currículo com base na articulação teoria-pratica.
No meu ponto de vista o autor defende que o currículo deve ser construído com conteúdos e orientação pratica que tornem possível sua assimilação. * Stenhouse e Schwab sugerem o estudo do currículo em uma perspectiva processual e pratica.
Na minha visão