DIMENSÕES HISTÓRICAS DAS TEORIAS DO CURRÍCULO
RESUMO
Este artigo aborda a importância do conhecimento da trajetória das teorias do currículo, e como a história do currículo inside na organização dos conteúdos, em relação ao tempo histórico. Nesse sentido, acredita-se na relevância de compreender as dimensões históricas do currículo e suas repercussões no contexto histórico, político e social. Portanto, o objetivo geral deste trabalho foi estudar a relação entre teorias do currículo e história, apontando a importância dessa para a compreensão do currículo na atualidade. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa pautada nos princípios da abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico (Gil, 2000). A análise teórica esteve pautada em autores como: Goodson (2011), Saviani (1997), Silva (1999), bem como em documentos e Leis (PCNS, LDB) a fim de elucidar a relação entre história e o currículo, suas bases legais e seu percurso até os dias atuais. Portanto, conclui-se que o currículo está em constante relação com os aspectos históricos e sociais. O currículo se constitui, assim, como agente transformador das estruturas da nossa sociedade na sua organização e seu desenvolvimento.
Palavras-chave: história do currículo; teorias do currículo; bases legais
INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
O presente artigo visa apresentar as relações entre história e teorias do currículo, por meio de uma pesquisa realizada acerca da trajetória histórica da educação pelas construções curriculares efetivadas no sistema educacional. O currículo é um dos elementos centrais do projeto pedagógico, pois ele orienta a organização dos conteúdos e organiza o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Educadores de escolas vêm demonstrando inquietações sobre o quê ensinar e aprender e sobre quais práticas educativas privilegiar nas escolas. Cada vez mais, professores têm dado relevância