Historia da midia
A comunicação de mensagens foi parte da comunicação física, onde havia problemas. Por meio da impressão gráfica, publicaram-se guia de estradas e facilitou a transmissão de comandos da capital para as províncias. Foi desenvolvido o sistema postal, um sistema de transporte de correspondências, jornais e pessoas. Assim chegou a idade do “império do papel”.
Para se comunicar eram usados navios com partidas e retornos anuais, o que demorava muito. Sendo assim, foi implantado o sistema conhecido como “navios pacotes”, fazendo partidas mensais. A comunicação escrita se desenvolveu, sendo explorada e reconhecida como “retórica eclesiástica”. Também foi reconhecida no meio acadêmico e no canto. E com todo seu desenvolvimento no latim, foi dado o crescimento das linguagens de comunicação com as traduções da bíblia, por exemplo. As mensagens também mudaram com o crescimento da comunicação visual onde cada vez mais era mais comum a encomenda de obras primas.
Surgiu no século XIV a primeira xilogravura e foi a mudança mais significativa na comunicação visual pois permitia que as imagens ficassem em difusão. As xilogravuras permitiram uma maior divulgação dos artistas, tais como Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo. Mapas, sátiras e caricaturas começaram a ser impressas dando uma nova cara à