Cesário Verde
O texto deste poema é do género lírico, em relação a estrutura externa, o poema tem forma irregular, o verso é livre, e possui uma linguagem coloquial em relação a estrutura interna, o poema divide-se em três partes, a formulação de questões retóricas, as respostas do sujeito lírico, e uma síntese confirmativa .
Depois temos de contar a “historia” do poema e depois falar da perguntas
a. O suj poetico demonstra ser uma pessoa simples, pois segundo a passagem do verso 5 ( eu nao sou mais do que eles ( a natureza) ), ele afirma nao ser superior a natureza, ou seja ele é simples como a natureza ( não pensa) e integra-se nela. Por outro lado demonstra ser sensacionalista ppois dá mta importancia aos sentidos ( verso 15) enquanto que descarta um pouco o pensamento, piis no verso 14 ele afirma que não há nada que compreender, ou seja, nao há nada que pensar a cerca do misterios das coisas.
b. O sujeito lírico é sensacionalista, capta tudo através dos sentidos, por estas razoes é considerado ingénuo pois não olha para as coisas com um segundo significado e anti metafisico, pois procura ver o real objectivo sem atribuir conceitos. Procura também estar sempre em conformidade com a natureza e estabelecer uma relação simbólica
f. “as cousas não tem significação: tem existência” as coisas na natureza para o sujeito poético, não tem significado, ou seja não há uma razão, um mistério e um sentido para elas existirem, ela apenas existem sem significado para a sua existência.
e. as interrogações retóricas são importantes, pois com a ajuda destas o s.p tenta persuadir o leitor do poema, a pensar como ele, ou seja que as coisa são como são, sem segundos significados.