Engenheiro
1- INTRODUÇÃO
O presente estudo refere-se ao projecto de acústica de uma moradia unifamiliar, sito na
, cujo requerente é , constituída por um piso para garagem e arrumos e dois pisos destinados a habitação. Teve-se em conta as condições dispostas em toda a legislação sobre o ruído, bem como à compatibilização de soluções entre todos os projectos (arquitectura, estabilidade, térmica etc.) e também foi tido em consideração que o local é ruidoso (definição segundo o regulamento).
2- ISOLAMENTO SONORO EM RELAÇÃO AO EXTERIOR
A propagação do ruído exterior para o interior das edificações põe em causa vários elementos, nomeadamente as partes opacas da envolvente vertical, as janelas, as coberturas e as aberturas de admissão ou de rejeição de ar de ventilação.
3- Paredes exteriores
Todas as paredes exteriores serão executadas em sistema do tipo “Capoto”, com isolamento térmico pelo exterior, através de placas de isolamento térmico (poliestireno expandido ou lã de rocha), aplicado sobre pano simples de alvenaria constituída por Blocos Térmicos 50-20-25 do tipo” Leca” ou equivalente e revestido por um reboco armado delgado realizado em uma ou várias camadas, de cor branco.
Os vãos envidraçados serão em vidro duplo de 6 mm de espessura com um afastamento de 14 mm entre si, tendo os caixilhos interposto um elemento vedante nas frinchas das juntas móveis. As caixas de estores deverão receber revestimento interior por material absorvente sonoro (lã mineral) e as paredes destas caixas deverão ter a massa mínima de 50 kg/m3, obtendo-se assim, uma solução de alta qualidade.
4- ISOLAMENTO SONORO
A transmissão sonora entre espaços da mesma moradia, através de uma divisória é um fenómeno complexo em que se fazem sentir a influência das características elasto-dinâmicas do elemento, a forma como se encontra inserido na estrutura da qual faz parte e as características dos campos sonoros estabelecidos