Historia da mídia
Capítulo 3
Do vapor à eletricidade
Os fatores responsáveis pelo desenvolvimento que o mundo sofreu foram o vapor e a eletricidade, pois graças a essas duas fontes de energia as indústrias passaram a ter um número significativo em suas produções e a criação de ferrovias, navios, carros, e fez com que a distância acabasse tornando-se apenas mais um obstáculo vencido, deixando o mundo “mais unido” e dando início a um processo de globalização.
A Europa foi o principal cenário desse avanço industrial, pois no momento era o “berço do mundo”, onde as grandes potências como Inglaterra e França tinham uma forte influência sobre boa parte do planeta e estavam sendo as grandes responsáveis pela transformação econômica do mundo. Essa transformação ocorreu devido à revolução industrial que teve início na Inglaterra e passou por três importantes fazes.
A primeira Revolução Industrial começou na Inglaterra no fim do século XVIII e depois se espalhou por todo o mundo. No século XIX, teve como principal marca, máquina a vapor, a indústria do aço e o surgimento das ferrovias, começando assim a modificar a vida dos trabalhadores.
A segunda Revolução Industrial teve início no século XIX, e é caracterizada principalmente pelo aparecimento do aço, da energia elétrica, do petróleo e da indústria química, onde ocorre uma nova presença do trabalhador, não só pelas substituições, como pelas relações no mundo do trabalho, marcadas pela administração Ford.
A terceira Revolução Industrial caracteriza-se por uma acelerada transformação que campo tecnológico obteve, com consequências não só no mercado de consumo, como também, no modo de organização dos trabalhadores, no modo de produção e na qualificação necessária dos novos trabalhadores e nas relações sociais. Esta fase caracteriza-se também pelo surgimento da microeletrônica, da microbiologia e da energia nuclear, que levaram a um grande desenvolvimento da humanidade, mas fez com que a capacidade